quarta-feira, 7 de julho de 2010

IV Seminário Freireano

“... Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife.Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África...”
Freire teve sua inovadora metodologia de educação baseada no liberalismo. Não punir alunos verbalmente, nem usar de agressões que possam interferir do desenvolvimento e ocasionar futuramente sua decadência no âmbito escolar.
O “pai da pedagogia” brasileira inovou os métodos educacionais de alfabetização quando alfabetizou mais de 300 adultos em apenas 45 dias.
Freire talvez por ter vivido toda essa repressão política, sendo considerado por muitos um terrorista, alguém que veio ao mundo para confundir as leis, torna nosso pensamento mais aberto, e mostra que precisamos realmente ser “quebradores” dessas leis. Que podemos sim, nos tornar pessoas com uma voz verdadeiramente ativa.
Educar não simplesmente por passar algo de bom um entendimento ou boas maneiras práticas e alfabéticas a uma pessoa, mas educar para humanizar formadores de opiniões. Pessoas que não se calem e não se cansem de querer uma mudança. E mesmo que ela nunca chegue, acreditem que os educados do futuro a alcançaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário